NOVIDADES

Portal CAPES





Agência Fapesp


Revista Fapesp



Fotos - Inauguração do Prédio da ReCiMe

posted Jan 4, 2013, 8:24 AM by Elivelton Fonseca   [ updated Jan 4, 2013, 8:30 AM ]

Pró-Reitora, Carminha e Nivaldo



Dicurso da Pró-reitora



Discurso do Diretor



Arquiteto, engenheiros e equipe de apoio da unesp


ReCiME-arquiteto Helio Hirao e pedacinho da Dora



Carminha recebendo flores de Eda



Carminha e equipe Dourados



Sala docente


Inauguração do Prédio da ReCiMe

posted Jan 4, 2013, 7:53 AM by Elivelton Fonseca   [ updated Jan 4, 2013, 8:28 AM ]

Discurso de Inauguração do Prédio da ReCiMe:

Caros amigos,

Começo, assim, sem o magnífico que a senhora Pró-Reitora merece, os ilustríssimos como deveria chamar os diretores desta faculdade, os senhores e as senhoras que a situação exigiria, porque o dia de sol, o horário, o ambiente ao ar livre e, sobretudo, a alegria que tenho de compartilhar com vocês essa inauguração me licencia, suponho eu, a ser menos formal para registrar um pouco da experiência que se associa a este prédio.

A ReCiMe ainda é uma jovem rede de pesquisadores, porque estamos trabalhando juntos há seis anos. No entanto, entre os muitos significados que se atribui à palavra rede, quando vamos ao dicionário, há quatro que são muito apropriados para falar de nosso grupo:

  • Malha feita de fios entrelaçados com espaços regulares.
  • Entrelaçamento de nervos, fibras, etc.
  • Conjunto de relações e intercâmbios entre indivíduos, grupos ou organizações que partilham interesses, que funcionam na sua maioria através de plataformas da Internet.
  • Complicação de coisas.
 Destas definições tomo, primeiramente, a ideia de “entrelaçamento, de relações, de intercâmbios, de grupos que partilham interesses”, porque é isso que fazemos todo o tempo num esforço de nos articularmos em torno de um tema de pesquisa.

Cabe a nós, ainda, a ideia de funcionamento através de plataformas da internet,
já que, para melhorar nossa organização de dados e nossas formas de comunicação, temos uma Plataforma de Gerenciamento da Informação.

Seria pouco realista imaginar que eu não teria, também que selecionar outra conceituação dada à palavra rede – complicação de coisas – , porque trabalhar em conjunto é mais difícil que trabalhar sozinho, sobretudo no período contemporâneo, em que somos, efetivamente, como nos compreende Alain Bourdin, uma “Sociedade de Indivíduos”. Temos que nos construir a cada dia, enfrentando essas complicações, acertando aqui, errando ali, afastando-nos de uns e nos aproximando de outros.

O prédio tem grande significado neste processo compor articular equipes e de desenhar um caminho de pesquisa, que é, ao mesmo tempo, o de construir um conceito e algumas explicações sobre o nosso espaço-tempo.

Este prédio é como realidade material que, agora, olha para nós e fica nos dizendo que convém não desistir e que, muito mais que isso, é preciso fazer o melhor que nos for possível.

Como o dia é de festa, é importante comemorar o que foi feito, como uma forma de ter maior clareza sobre o muito que há por fazer.

É indispensável fazer nossa autocrítica para não perder a capacidade intelectual de desconfiar do que já dissemos e procurar avançar.

É fundamental não deixar de conversar com os outros, os que trabalham com outros temas, com outros espaços-tempos, porque desde há muito sabemos que é preciso comparar, para reconhecer o universal, o particular e o singular. 

Foto - Discurso da Profa. Carminha



Um prédio não é pouca coisa, mas ele não será nada, se a série de livros Cidades em Transição deixar de ser publicada, se não houver as teses, dissertações e monografias elaboradas no âmbito da rede, se não tivermos gente nova alimentando a ReCiMe, outras com coragem para sair dela, quando não considerarem mais relevante a temática ou adequadas as nossas formas de trabalhar e outras, ainda, serão importantes para mudá-la, quando isso for preciso.
Desejamos, assim, que o prédio seja o continente (no sentido do que contém) de uma pluralidade de ações, de experiências, de oportunidades. Que ele guarde a nós, nossos livros, nossos equipamentos, mas, sobretudo, ajude a iluminar ideias e aquecer sentimentos.

É deles, dos sentimentos, que falo agora, fazendo alguns agradecimentos que não serão exaustivos, para não cansar demais vocês, porque uma rede como esta depende de muitas instituições e muitas pessoas e se fossemos agradecer a todos, não sairíamos mais daqui.

Começo pelas instituições:

Agradeço à Finep que aprovou nosso projeto e ofereceu os recursos iniciais para essa edificação.

À Unesp, que nos sedia, que contribuiu com metade dos recursos necessários à construção deste prédio e à qual estão filiados um número grande pesquisadores e estudantes da ReCiMe. À sua Pró-Reitoria de Pesquisa que acolheu o projeto e nos intermediou junto à Finep.

À direção da FCT, em nome de Antonio Nivaldo Hespanhol, pelo apoio de sempre, inclusive, nesta etapa de equipar o prédio. Ao Departamento de Geografia desta faculdade, aos seus cursos de graduação e pós-graduação que compõem ambientes e grupos, para os quais sempre teve muito valor a palavra futuro.

Também agradeço a todas as outras universidades às quais que se associam os professores desta rede: as federais do Amazonas, Pará, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Uberlândia (campus de Uberlândia e Ituiutaba), Rio de Janeiro, Grande Dourados, Rio Grande do Sul, Fronteira Sul (campus de Erechim e Chapecó); a estadual do Ceará; a Unochapecó; a Univali; as sulamericanas Universidad del Centro de La Província de Buenos Aires e Pontifícia Universidad Católica de Chile; a Universidad de Lleída, nossa parceira nos estudos sobre

cidades médias e sede da Cátedra Unesco “Ciudades intermedias y desarrollo”.

Ao CNPq, CAPES e FAPs que têm financiado nossas pesquisas, segue o registro de “muito obrigada”.

Com açúcar, com afeto, como disse Chico Buarque de Holanda, eu agradeço, agora, às pessoas, afinal, não há instituições sem elas e sem as relações com as quais tecemos a trama da rede que tanto pode nos unir (sem unificar) como entrelaçar (sem amarrar).

Começo agradecendo a todos que compõem esta rede – atualmente 43 pesquisadores e 82 estudantes – os quais me têm como coordenadora, nos meus melhores e nos piores momentos. Meu especial “muito obrigada” apresento a cada um dos coordenadores de equipes que levaram adiante o trabalho nas cidades estudadas.

Ao Helio Hirao, amigo de muito tempo e arquiteto deste prédio. Quando olhamos para ele, cheio de luz natural e espaços que se intercomunicam, posso dizer que você cumpriu a profecia de Alain de Botton e nos brindou com uma “Arquitetura da Felicidade”.

Ao Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefiniçõees Regionais (GAsPERR), agradeço a paternidade da rede, pois a ReCiMe é filha dessa

experiência de trabalhar em grupo e, por isso, este prédio também é dele.

Aos meus amigos deste grupo (Arthur, Everaldo, Eda e Nécio), agradeço o convívio cotidiano e meu muito obrigado, especialmente ao seu coordenador, Eliseu Sposito, por um número muito maior de razões, que eu nem preciso listar a vocês.

Aos meus colegas de ReCiMe que, de Casadinho em Casadinho, compõem as duplas e os trios que a, cada dois anos, coordenam nossas pesquisas. Denise Elias, muitíssimo obrigada, não teria sido possível fazer consolidar a pesquisa em suas primeiras etapas sem você. Dora Maia, valeu demais pela parceria para continuar o caminho e criar condições para começar a fechar a pesquisa. Maria José Calixto e William Ribeiro da Silva, ainda teremos muito trabalho nestes dois anos e conto com vocês.

Ao Renato Pequeno e seu equipe que idealizou e montou a nossa Plataforma de Gerenciamento da Informação, apresento os agradecimentos de todos da ReCiMe, pois se não sabemos operá-la à altura de seu potencial, os limites são nossos.

Por fim, meus agradecimentos, com todo afeto e com mais açúcar, ainda, a Beatriz Ribeiro Soares, subcoordenadora da rede, quem muito antes da ReCiMe existir, sempre repetia, que era preciso inventá-la.

Como somos duas otimistas, acreditamos que esta rede continuará a pesquisa, por muito tempo, depois de nós, nunca sendo a mesma, sempre se reinventando. Para isso, é preciso que cada um dos seus participantes atenda a recomendação de Mia Couto:

Devia era, logo de manhã, passar um sonho pelo rosto.

É isso que impede o tempo e atrasa a ruga.

Presidente Prudente, 16 de agosto de 2012.

Maria Encarnação Beltrão Sposito

Informações sobre o X Workshop da ReCiMe

posted Jul 3, 2012, 5:40 AM by Elivelton Fonseca   [ updated Aug 8, 2012, 3:25 PM ]

ATENÇÃO!
A ficha de inscrição e o cronograma foram alterados e já estão disponíveis nos anexos os novos arquivos.

O X Workshop da ReCiMe vai se realizar entre os dias 14 e 16 de agosto de 2012, conforme a programação abaixo
Teremos uma parte das atividades aberta ao público.
Para preencher a ficha de inscrição basta baixar o anexo.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

 

8h00 às 12h00

 

14h00 às 17h00

Após as 17h

13 de agosto

Chegada dos participantes

 

 

 

 

14 de agosto

Abertura dos trabalhos

Reunião Geral: Informes, pauta de trabalho. Discussão do projeto novo. Composição de grupos temáticos

Sala de reuniões do Prédio da ReCiMe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Almoço

 

Mesa Redonda

Reestruturação das cidades médias

 

Coordenação: Maria José Martinelli Calixto

Doralice Satyro Maia

Everaldo Santos Melazzo

William Ribeiro da Silva

 

Anfiteatro 1

 

 

17h00 – 17h20

Exposição sobre a PGI da ReCiMe

Elivelton Fonseca

 

Anfiteatro 1

Oficina 1: A elaboração do Mapa de Inclusão/Exclusão Social em cidades médias a partir do aplicativo MapInfo

Responsável: Clayton Ferreira Dal Pozzo

Laboratório de Geocartografia

 

Oficina 4: Desafios metodológicos para estudos comparativos em cidades médias

Responsáveis: Edna M J Couto Amorin e Jovenildo C Rodrigues

Anfiteatro da Fundacte

 

 

 

 

15 de agosto

Trabalhos em grupo, segundo os recortes temáticos. Momento para discussões sobre metodologia, estratégias, possíveis trabalho de campo etc. para o desenvolvimento da pesquisa.

Sala de reuniões do Prédio da ReCiMe

 

Mesa Redonda

Reestruturação urbana

 

Coordenação: Francisco dos Anjos

Beatriz Ribeiro Soares

Denise Elias

Diana Lan

 

Anfiteatro 1

A partir das 17h

Tira dúvidas PGI para

Coordenadores da ReCiMe

Laboratório de Geocartografia

Oficina 2: O sistema de franquias em cidades médias Responsáveis: Andréa Porto-Sales e Marcio Catelan

Anfiteatro da Fundacte

Debates dos textos sobre as cidades, realizado entre cada autor e o debatedor.

Sala de reuniões do Prédio da ReCiMe

 

 

 

 

16 de agosto

Apresentação dos trabalhos realizados pelos 3 grupos temáticos, para socialização dos resultados

Definição da agenda de trabalho.

Redefinição da política de publicações.

Sala de reuniões do Prédio da ReCiMe

 

 

Mesa Redonda

Cidades médias – da noção ao(s) conceito(s)?

 

Coordenação: Arthur Magon Whitacker

Carmen Bellet Sanfeliu

Jan Bitoun

Saint Clair Trindade Junior

 

Anfiteatro 1

 

17h00 – 18h00

 

Encerramento dos trabalhos

Avaliação da rede: perspectivas de futuro.

Sala de reuniões do Prédio da ReCiMe

Oficina 3: Contribuições metodológicas para o estudo da dinâmica imobiliária em cidades médias.

Responsáveis: Marlon Altavini de Abreu e Wagner Vinicius Amorim

Anfiteatro da Fundacte

 

Às 11h: Inauguração do Prédio da ReCiMe

 


Lançamento

posted Apr 23, 2012, 4:35 PM by Elivelton Fonseca   [ updated May 3, 2012, 7:36 AM ]

Acaba de ser lançado o livro "Agentes econômicos e reestruturação urbana e regional: Chillán e Marília",
organizado por Maria Encarnação Beltrão Sposito, Denise Elias e Beatriz Ribeiro Soares,
pelo selo Outras Expressões da Editora Expressão Popular.

Parabéns às equipes coordenadas por Cristian Henríquez e Everaldo Santos Melazzo.

ReCiMe lança site sobre Notícias Bibliográficas

posted Oct 7, 2009, 2:09 AM by Rérisson Máximo   [ updated Jun 6, 2012, 6:59 AM by Elivelton Fonseca ]

A ReCiMe lançou, em setembro de 2009, o novo site sobre Notícias Bibliográficas. Nele, o usuário encontra informações básicas sobre publicações relativas às cidades médias, podendo, inclusive, acessar alguns dos textos que estão disponíveis on line. Num primeiro momento, o site estará disponível somente para os membros da ReCiMe, dos quais espera-se receber contribuições tanto em relação ao modo como o site está organizado, quanto no envio de novas informações, notícias e resenhas para a sua ampliação e aperfeiçoamento. Para os pesquisadores ReCiMe cadastrados na PGI, clique aqui para acessar o site Notícias Bibliográficas.

Notícias do VI Workshop da ReCiMe em Tandil, Argentina

posted May 7, 2009, 8:46 AM by Carminha Sposito   [ updated May 23, 2009, 3:37 PM by Rérisson Máximo ]

O VI Workshop da ReCiMe está se desenvolvendo com bons resultados. A apresentação das primeiras versões dos textos em que se pretende tratar do perfil das cidades estudadas pela pesquisa “Cidades médias: agentes econômicos, reestruturação urbana e regional” comprova a hipótese inicial dos pesquisadores desta rede: somente o trabalho de campo e a análise cuidadosa de um grande número de variáveis pode oferecer elementos para se ver o que é comum a essas cidades, o que é particular a algumas delas e o que as singulariza.

VI Workshop da Recime em Tandil, Argentina

posted May 1, 2009, 5:56 PM by Rérisson Máximo   [ updated May 4, 2009, 9:51 AM ]

A Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe) vai realizar seu VI Workshop, na cidade de Tandil, Argentina, uma das estudadas na pesquisa “Cidades Médias: agentes econômicos e reestruturação urbana e regional. O encontro ocorrerá entre os dias 04 e 08 de maio de 2009 e se destinará ao debate dos resultados até agora obtidos com a realização dessa investigação científica. O Portal de Notícias de Tandil – ABC Hoy – noticia o evento e oferece algumas informações adicionais na matéria Tandil y otras ciudades son analizadas para explicar grandes transformaciones urbanas, que poderá ser acessada clicando-se aqui.

Lançada a Agenda de Eventos Científicos da ReCiMe

posted Apr 6, 2009, 2:22 PM by Rérisson Máximo   [ updated Apr 28, 2009, 11:41 AM ]

Foi lançada em Abril de 2009 a Agenda de Eventos Científicos da ReCiMe. Esta agenda, um calendário disponível publicamente para os usuários ReCiMe.org e demais interessados, contém informações sobre os principais eventos relacionados às temáticas trabalhadas pela rede. Constam como informações na Agenda de Eventos Científicos da ReCiMe: datas-limite de entrega/envio de trabalhos para participação, datas para inscrição e as datas de realização de congressos, encontros, seminários e outros acontecimentos do tipo; além de informações extras sobre cada um do eventos cadastrados, com link para acesso à informações mais detalhadas.
Para visualizar a Agenda de Eventos Científicos da ReCiMe clique aqui

V Workshop Recime

posted Sep 19, 2008, 10:43 AM by Rérisson Máximo   [ updated Sep 19, 2008, 10:43 AM ]

Está confirmado para acontecer, entre os dia 5 e 10 de outubro de 2008, o V Workshop ReCiMe, na cidade de Santiago, no Chile. Dentre outras atividades programadas, merece destaque a discussão dos textos elaborados pelos núcleos sobre cada uma das cidades participantes da rede. Estes textos estão sendo disponibilizados, em caráter experimental, através da Plataforma de Gerenciamento de Informações. Em breve disponibilizaremos ainda a página como informações detalhadas sobre o evento.

Construção dos websites e inserção de dados

posted Sep 19, 2008, 10:20 AM by Rérisson Máximo   [ updated Sep 19, 2008, 10:57 AM ]

Finaliza no dia 30 de setembro de 2008 o prazo para inserção dos dados no servidor de mapas e para a construção dos websites das cidades.
Para mais informações, seguem links com conteúdos relacionados:
  • Para visualizar a Carta 19, com conteúdo referente às instruções para inserção de dados na PGI e no Servidor de Mapas, disponível clique aqui:
  • Para acessar a página com procedimentos de organização e inserção de dados, acesse aqui;
  • Para baixar a Planilha de Orientação para organização e inserção dos dados, faça o download aqui;
  • Para acessar o Modelo de Website de Cidade, clique aqui;
  • Para entrar em contato com a Equipe Datacime e/ou postar dúvidas, sugestões e outras solicitações, acesse aqui;

1-10 of 15